Os últimos meses me trouxeram algumas oportunidades muito interessantes de discutir o conceito de "Fé", a partir da filosofia reformacional. No início do ano eu apresentei uma discussão metodológica para o meu professor de Sociologia das Organizações Religiosas, o Dr. Leonildo Silveira Campos, em torno da possibilidade de se usar a fé como princípio explanatório associado à dinâmica social. Usei, na oportunidade, um pouco de Dooyeweerd, Peter Berger e uma obra interessantíssima do filósofo judeu Nathan Rotenstreich: "On Faith" (Chigaco University Press). Uma espécie de fenomenologia da fé.
No 12 Encontro da Sociedade Paul Tillich, em Maio, eu apresentei uma discussão crítica sobre o conceito de Fé de Tillich, que foi publicada agora, na CORRELATIO 9 (a revista da sociedade Paul Tillich), com o título "Sobre a Definição de Fé em Paul Tillich". Publiquei também uma resenha do livro de Rotenstreich, intitulada "As Estruturas Universais do Ato de Fé" (depois fiquei pensando: que título pretensioso, hehehe! Mas, na verdade, é isso mesmo o que Rotenstreich tenta fazer...).
Nesta primeira semana de Julho eu apresentei dois trabalhos no congresso da ALER, em São Paulo: "A Relevância do Teísmo Cristão para a Ciência no Pensamento de Roy Clouser", e "O Conceito de Crença Religiosa em Roy Clouser: Algumas Implicações para o Estudo da Religião". Nesta última eu fiz uma ponte entre Clouser e o trabalho sobre sociologia das organizações, que citei há pouco.
Numa conversa posterior o Dr. Steven Engler, coordenador da mesa, percebeu a conexão da proposta com Tillich - na verdade, Clouser foi aluno de Tillich! Uma curiosa proximidade com o pensamento neocalvinista... Opinou que introduzir o tema da fé e criticar o reducionismo na ciência seria "teologia disfarçada"! Eu retruquei que, pelo contrário, não era disfarçada, mas explícita, e que o problema era o disfarce dos pressupostos religiosos do "estudo científico da religião", que ficam sempre mantidos no escuro. Ele não concordou, obviamente, mas admitiu que seria uma metodologia limitada, mas viável. Foi uma excelente experiência de comunicação intelectual.
Estou aberto a ouvir as impressões daqueles que estiverem dispostos, ou puderem ler os artigos!
No 12 Encontro da Sociedade Paul Tillich, em Maio, eu apresentei uma discussão crítica sobre o conceito de Fé de Tillich, que foi publicada agora, na CORRELATIO 9 (a revista da sociedade Paul Tillich), com o título "Sobre a Definição de Fé em Paul Tillich". Publiquei também uma resenha do livro de Rotenstreich, intitulada "As Estruturas Universais do Ato de Fé" (depois fiquei pensando: que título pretensioso, hehehe! Mas, na verdade, é isso mesmo o que Rotenstreich tenta fazer...).
Nesta primeira semana de Julho eu apresentei dois trabalhos no congresso da ALER, em São Paulo: "A Relevância do Teísmo Cristão para a Ciência no Pensamento de Roy Clouser", e "O Conceito de Crença Religiosa em Roy Clouser: Algumas Implicações para o Estudo da Religião". Nesta última eu fiz uma ponte entre Clouser e o trabalho sobre sociologia das organizações, que citei há pouco.
Numa conversa posterior o Dr. Steven Engler, coordenador da mesa, percebeu a conexão da proposta com Tillich - na verdade, Clouser foi aluno de Tillich! Uma curiosa proximidade com o pensamento neocalvinista... Opinou que introduzir o tema da fé e criticar o reducionismo na ciência seria "teologia disfarçada"! Eu retruquei que, pelo contrário, não era disfarçada, mas explícita, e que o problema era o disfarce dos pressupostos religiosos do "estudo científico da religião", que ficam sempre mantidos no escuro. Ele não concordou, obviamente, mas admitiu que seria uma metodologia limitada, mas viável. Foi uma excelente experiência de comunicação intelectual.
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