sábado, 10 de novembro de 2007

II Congresso da AKET!


Caros Amigos,

É com enorme satisfação que anunciamos o II Congresso da AKET, com o tema "Modernidade, Superficialidade e Cristianismo". Assim como na primeira edição em 2006, o congresso reúne acadêmicos e estudantes cristãos de diferentes campos do conhecimento empenhados no desenvolvimento de alternativas para a integração de fé e saber acadêmico.

O tema desta edição do congresso foi inspirado em um artigo do Doutor Matt Bonzo, apresentado no II Encontro da Rede Brasileira de Cosmovisão Cristã, ocorrido em julho de 2006. Nesse artigo (intitulado "Flat Lives"), ele relata como as diversas áreas da vida têm sido "achatadas" pela esfera econômica. As conseqüências disso podem ser facilmente sentidas nos tempos "pós-modernos" em que vivemos, onde países – e mesmo pessoas – são avaliados e valorizados pelo poder econômico que possuem. O Doutor Matt Bonzo, que é professor na Cornerstone University nos Estados Unidos, estará conosco este ano, apresentando uma continuação desse assunto.

Neste ano, o congresso conta também com a participação de mais um palestrante internacional, o Pr. Jonathan Muñoz Vásquez, do Chile. O Pastor Jonathan é um estudioso de Dooyeweerd e pretende falar – dentro do tema do congresso – sobre desafios e propostas para a Igreja na América Latina do Século XXI.

Como podemos perceber, este ano nosso congresso cresceu. Além de três ótimas participações brasileiras (Leonardo Ramos - chefe do depto de relações internacionais da
UniBH, Franklin Ferreira – anteriormente no Seminário Teológico Batista do Sul e agora na Missão Evangélica Literária/Editora Fiel, em SJC, e cuja Teologia Sistemática está em processo de publicação pela Edições Vida Nova, e Fabiano de Almeida Oliveira – professor da Universidade Mackenzie e especialista em Herman Dooyeweerd) teremos representantes dos Estados Unidos e do Chile. Isso nos faz perceber o tamanho do desafio que temos nessa missão de fazer academia e cristianismo "dialogarem" e ao mesmo tempo nos incentiva a prosseguir, porque sabemos que não estamos sozinhos!

Avise os amigos e programe-se para participar. A chamada para a inscrição de trabalhos já está aberta e todas as informações estão disponíveis no site http://www.aket.org.br/eventos.html.

Um abraço e nos vemos em novembro!

Giselle Nogueira Fontes, PhD
Vice-Presidente da AKET

Nenhum comentário: