sexta-feira, 27 de junho de 2008

Uma Crítica ao Dogma da Autonomia da Razão

Caros leitores,

a minha palestra sobre o dogma da autonomia da razão, sob uma perspectiva cristã, já está disponível em MP3 no meu site:

http://www.guilhermedecarvalho.com/mp3.htm

2 comentários:

Anônimo disse...

Guilherme,
estou grata por ter encontrado seu blog e sua homepage. Acabei de ouvir sua palestra, esta que você linkou neste post.
Bem, eu levantaria muitas perguntas, questões que têm me inquietado muito como cristã mergulhada no meio acadêmico. Também vivo inquieta com os rumos da inserção do pensamento cristão na sociedade. Alguns textos em meu blog (http://olhaiosliriosdocampo-rnb.blogspot.com/) expressam o que penso. Preocupo-me, inclusive (mas não só) com uma certa vertente da expressão do pensamento cristão que elaborou um esquematismo associando cristianismo e direita política, e a esquerda ao demônio.
Não sei o que você pensa sobre isso... Li o que você escreveu sobre sua trajetória cristã, alegrei-me por saber que o Rev. Davi Charles de alguma maneira faz parte desse percurso (conheci-o há pouco mais de um ano, aqui em Salvador, ele veio pregar em nossa igreja e tivemos um dedo de prosa). Fiquei feliz por encontrar o Jairo Laroza como seu parceiro em um blog, cantamos juntos em alguns momentos muito especiais para mim (meu marido, Pr. Itamar, auxiliou o Pr. Jeremias na Oitava Igreja, e os anos que passamos em BH fazem parte das minhas melhores memórias).
Bem, tenho andado às voltas, meio que tateando, pela epistemologia e história da ciência (no momento estou amadurecendo as idéias de um projeto de doutorado na interface dessa área com a lingüística), de um lado, e, por outro, mais recentemente, pela apologética, por pura necessidade. Minha única referência era Schaeffer (só dia desses soube que houvera um Chesterton), e tenho lido Nancy Pearcey - discordando de tanta coisa -, e eis que me aparecem Van Til, Plantinga e outros! Minha lista de leituras a fazer está enorme! A idéia de disponibilizar palestras em mp3 foi muito boa. Vou ouvir as outras.
Parabéns e um abraço,
Raquel Nery

Anônimo disse...

"Deus não existe, ou melhor, existe, na cabeça das pessoas(...)inventámos deus porque precisava-mos dele" : ACORDEM PARA A VIDA PESSOAS! As religiões são um atraso para a humanidade!