quinta-feira, 9 de novembro de 2006

Ecologia Militante no Pará

Meu irmão Elildo Carvalho Jr - ecologista, mestre pelo INPA e técnico do IBAMA em Santarém se meteu numa enrascada das boas...

Ele apoiou um trabalho de identificação de madeireiras ilegais na região pelo Greenpeace (acho que fez um vôo com eles), que apoia parte da população local interessada na constituição de uma reserva extrativista no local. E denunciou suas suspeitas de mutreta entre o IBAMA, as madeireiras e a política local - o prefeito, do PSDB, apóia as madeireiras. E a polícia local, aparentemente, fez algumas demonstrações de apoio aos madeireiros.

Ocorre que o pessoal da comunidade se revoltou por conta própria e está bloqueando o rio - chegaram mesmo a queimar balsas das madeireiras. Uma confusão.

Acho que este negócio é preocupante - precisamos orar pelo Jr. Ao mesmo tempo, não deixa de ser um exemplo de alguém que não quer somente ir levando a sua "vidinha" enquanto o mundo pega fogo. É um crente que está cansado do estilo gospel - essa forma pietística, irracionalista e alienada de viver o cristianismo no brasil - e que não suporta viver acomodado no meio da injustiça. A gente podia ter mais uns 200 crentes assim...

Mandem emails de apoio (elildojr@gmail.com), e vamos acompanhando as coisas daqui com oração. Segue abaixo uma reportagem sobre a questão no www.amazonia.org.br
Alguma coisa pode ser vista também no site do Greenpeace:

3 Comments:

Blogger Marcel said...

Esta postagem foi removida pelo administrador do blog.

2:58 PM
Blogger Marcel said...

Guilherme, me parece que é mais fácil falar contigo por aqui do que do jeito "tradicional", arcaico do e-mail (rsrsrs)

Estarei orando sim pelo Jr. E fico feliz com estas histórias nestes dias sombrios. Que ele continue assim e se precisar de umas garrafas com gasolina para explodir as madeireiras é só pedir (rsrsrsrs).

Quanto aos nossos amigos ABUenses é aquilo que eu disse no e-mail. Você não concorda comigo? Ao mesmo tempo me parece um povo muito "certo" de suas "incertezas"... No mínimo interessante... As "certezas" sobre a "incerteza" me parece que podem ser devastadoras. Abraços e dê sinal de vida!!! Ps.: mande abraços para a Alessandra, Ana Elisa e a Helena...

7:06 PM
Blogger Marcel said...

Postei um comentário novo: http://opensamentoselvagem.blogspot.com/

Dê sua opinião.. Valeuuuuu e abraçosss

12:11 PM

Nenhum comentário: