quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Porque vou votar em Marina Silva


Aqui estamos todos, no encontro de fundação de A Rocha Brasil. Rodolfo e eu (menos redondo que hoje), ao lado de Marina Silva . A Marina está segurando o nosso livro, "Cosmovisão Cristã e Transformação" (demos uma cópia de presente).

Para quem não sabe, há uma afinidade histórica entre L'Abri e A Rocha. É que parte da inspiração de Peter Harris na fundação de A Rocha veio de seu contato com L'Abri.

Bem, não vou votar na Marina por causa dessa foto, obviamente. Também não vou explicar tudo tintin por tintin. Digamos apenas que, como seguidor do economista holandês Bob Goudzwaard, concordo que tanto o capitalismo quanto o socialismo de Estado tem um compromisso religioso com o progresso tecnocientífico e econômico, como a única via possível para um "Éden" secular. Dos candidatos atuais, só a Marina tem uma pista sobre o perigo do desenvolvimentismo e do mito do progresso.

E antes que alguém me acuse de "Esquerdista", quero deixar claro uma coisa: não creio que seja possível ser "vermelho" e "verde" ao mesmo tempo, de forma coerente. Os Estados socialistas foram os que mais destruíram o meio ambiente. E no Brasil, quem deu a mais recente mancada foi o PCdoB de Aldo Rebelo.

É uma pena que Marina ainda se considere de esquerda. Um dia ela verá que o socialismo jamais será honestamente conservacionista.

Sim, há mais coisas em jogo, mas é só por agora!

3 comentários:

André Tavares disse...

É, o problema é que a melancia do Acre tem como "paradigma" a filosofia (hein?) de Avatar de James Cameron, e concordou no COP 15 que é necessária uma instituição/órgão internacional com soberania sobrenacional para resolver o tal problema do clima. Fora o fato de ter ficado caladinha a respeito dos escândalos no PT, só se retirando quando "o" Dilma mandou tirá-la do MMA.

Bom... do alto da minha insignificância só posso dizer que isso é preocupante.

Ivonete Silva disse...

Comenta mais Guilherme! Também penso em votar em Marina, por suas propostas.
Bob Goudzwaard foi quem escreveu Idols of Our Time né?
Parabéns! Admiro muito o trabalho da A Rocha. Já usei muitas ideias em minhas aulas e revistas.

Apologia e Espiritualidade disse...

Gostei do post, tenho esse livro e já o li, e tb penso em votar nesta mulher, claro que ela não é perfeita, mas para o momento é a única que ainda parece sóbria.

Belo blog.